EndoTalks:
da Resistência à Superação
Carta à Convidada
Bem-vinda!
Não temos palavras para descrever a nossa felicidade por estarmos juntas em mais um ano de EndoTalks.
Este evento é para você. Para mim. Para nós. Para todas as mulheres com endometriose.
Este ano, o EndoTalks vai contar a história de vida de tantas mulheres que convivem com a doença. Sabemos que a luta é diária, e o caminho não é fácil. Mas, quanto melhor informadas e acompanhadas estivermos, mais leve nossa caminhada pode ser.
Mesmo na dor, é possível encontrar força. Mesmo no desconforto, é possível encontrar acalento. Mesmo nas lágrimas, é possível (re) aprender a nadar.
Espero que este evento faça parte da sua luta individual, e da nossa luta coletiva. Que te transforme um pouco, da mesma maneira que tenho certeza que seremos transformados, como profissionais que cuidam de pacientes com endometriose.
Tudo foi pensado com muito carinho para você, que convive com a doença. Cada detalhe, como local e alimentação (anti-inflamatória) do evento presencial até a estruturação dos blocos, com as principais dores que envolvem o dia-a-dia da mulher com endometriose (e que só quem passa, sabe!).
Aos nossos parceiros, patrocinadores e profissionais convidados, muito obrigada. Cada um deles tem uma história única que se conecta com a doença em si.
Tenho certeza que nossa troca será incrível.
Um grande abraço,
Dr Tomyo Arazawa
Orientações Iniciais
Agora que você já escaneou o QR Code do nosso programa, temos algumas orientações para te ambientar e fazer com que este dia seja ainda mais especial!
Aproveite nossos cantinhos instagramáveis para tirar fotos/vídeos e marcar o @endotalksoficial. Assim a gente consegue atingir ainda mais mulheres e divulgar tudo o que tem acontecido por aqui para o Brasil e para o mundo!
TRANSMISSÃO ONLINE
Para atingirmos ainda mais mulheres, teremos em conjunto com o evento presencial, a transmissão online (ano passado atingimos mais de 49 países!).
Por isso pedimos a gentileza de que façamos o nosso melhor para que o ambiente esteja o mais silencioso possível durante as palestras, para que nossas espectadoras online consigam sentir o mesmo gostinho do evento presencial, e com grande qualidade!
APROVEITE!
Aproveite os intervalos para conhecer nossos palestrantes e parceiros! Este evento é para vocês!
Menu
O Menu de hoje foi pensado especialmente para nós, mulheres com endometriose!
Foi elaborado com muito carinho pela chef da Casa Manioca, Helena Rizzo, em conjunto com as nossas nutricionistas especialistas em endometriose Juliana Gropp e Cristiane Sales.
Buscamos integrar não apenas alimentos e combinações deliciosas, mas também nos atentamos às principais intolerâncias que as pacientes com endometriose podem ter. Alimento pode ser prazer e também cura!
Esperamos que gostem!
Breakfast & Refreshments
- Tartar de Frutas da estação
- Pão de queijo
- Bolo vegano
- Crocante de milho com guacamole
- Sanduíche Verde [avocado, brotos, folhas e molho pesto]
Bebidas não alcoólicas: água e sucos
Suco de Abacaxi com Hortelã
Suco de manga com maracujá
LUNCH
(servido em cumbucas)
Pratos
Opção Vegana: Arroz negro com banana e brócolis com humus de castanha
Opção Pescetariana: Peixe do dia no tucupi com banana-da-terra e migalhas do Maní (farofa sem glúten- base polvilho e farinha de milho)
Bebidas
Bebidas não alcóolicas: água, sucos (Suco de Abacaxi com Hortelã
Suco de manga com maracujá)
Bebida alcoólica: Vinho natural Laranja
Sobremesa
Infusão de frutas vermelhas com sorbet de framboesa e raspadinha de sangria
Boutique do Vinho Artesanal
A Boutique do vinho artesanal é uma loja viva! Idealizada por pessoas apaixonadas por vinho. Amar requer responsabilidade. O vinho que amamos é aquele que respeita a terra, o tempo, o meio e toda criaturinha que coabita o planeta com a gente! Nossa carta de vinhos é um reflexo de toda essa vida que escorre na taça e nos brinda de sabores. É uma carta viva de vinhos vivos, que agrega sempre rótulos que partilham da mesma filosofia que a gente!
Afinal, mais que vinho. Uma filosofia!
Conheça os nossos Patrocinadores
Conheça os nossos Parceiros
A amai é uma empresa que resolve os incômodos do cotidiano da saúde feminina através de produtos genitais. Desenvolvemos um absorvente livre de químicos disruptores endócrinos que está em linha com o tratamento de endometriose. Ou seja, não altera nossos hormônios e não faz mal para nossa saúde. Ele é feito com matérias-primas naturais como o algodão orgânico e o bioplástico biodegradável. Acreditamos no poder da informação e do conhecimento do nosso corpo, por isso apoiamos o EndoTalks. Além de amostras grátis no dia do evento, teremos o cupom ENDO10 que dá 10% off em todos os produtos no nosso site amaiwoman.com.br.
Fertilidade e Endometriose são assuntos interligados. Não é à toa que a possibilidade de enfrentar problemas na hora de gestar costuma ser uma das primeiras preocupações de quem recebe o diagnóstico. Mas ainda que não haja uma relação necessária entre os dois temas, sabemos que a interface entre endometriose e fertilidade é possível. Cada corpo é único, por isso o cuidado individualizado é tão importante para que cada pessoa possa encontrar a melhor forma de encarar a endometriose - e sua fertilidade também. A Oya Care, primeira clínica virtual de saúde feminina do Brasil, oferece uma avaliação preventiva que leva em conta sua saúde como um todo e te ajuda a se planejar de acordo com a sua realidade, além de oferecer tratamentos para a infertilidade através de uma gama de serviços personalizados, tudo feito com tecnologia de ponta. A Oya conta com uma equipe médica formada ginecologistas especialistas em reprodução humana que é expert em empatia digital e escuta ativa, além de um time de cuidados multidisciplinar, pronto para acolher cada oyana ao longo de toda a sua jornada.
Sobre a Oya Care: Oya Care é a primeira clínica virtual de saúde feminina do Brasil nascida com o objetivo de ser uma aliada na autonomia das pessoas do sexo feminino. Nossa equipe médica é capacitada com as melhores práticas de atendimento humanizado com base em conhecimento, cuidado e autonomia - a união entre ciência e saúde em prol de um novo jeito de cuidar.
Como marca pioneira em calcinhas absorventes no Brasil, a Pantys se dedica há mais de cinco anos a compreender, acolher e fornecer soluções saudáveis e sustentáveis para a saúde menstrual. Neste mergulho de dedicação ao universo da menstruação, o contato da pantys com mulheres que sofrem com a endometriose possibilitou adentrarmos em mais uma camada da saúde feminina: o fortalecimento da responsabilidade em sermos uma marca que se dedica à fornecer informação de qualidade e produtos realmente adequados para o corpo da mulher, que é também refletida em ações de conscientização e constante aprimoramento dos produtos pantys.
É uma honra apoiar, contribuir e construir junto com projetos dedicados à saúde feminina real, como o EndoTalks. Sem tabus, sem barreiras e com muito respeito <3
Pantys, melhor para você, melhor para o planeta.
Sabemos que a endometriose, dentre todos os impactos que causa na vida da mulher, possui um ainda muito velado, que é a diminuição da libido através da dispareunia. A Feel e a Lilit são femtechs nascidas com a missão de propor soluções de saúde e bem estar íntimo para todas. Seja através da nossa linha de lubrificantes, que ajuda a retirar o desconforto durante a relação, ou do bullet Lilit, que estimula o autoconhecimento e prazer sem dor, aliado ao diálogo e educação, vemos um caminho possível de reconstrução da libido e abertura para o novo despertar da sexualidade, algo que vai muito além de sexo e é 100% sobre saúde e qualidade de vida. Vamos juntas?
Conheça a nossa Fotógrafa
Nathalie Artaxo é fotógrafa de espaços e pessoas, arquiteta de formação. Tem a dança e a espiritualidade como companheiras. Descobriu sua endometriose em 2016, e no mesmo ano desenvolveu o projeto autoral "Ventre", do qual o partido foram suas dores pélvicas, autorretrato e imagens de ressonância magnética. Em 2022 fez a cirurgia de endometriose, e hoje, mais de um ano depois, ainda está na busca pela melhoria das suas dores.
Confira a Programação
09h-09h30
Welcome Coffee
09h30-10H20
Capítulo Resistência: da Dor ao Diagnóstico
"Muitas mulheres vivem anos de dor, sem nenhum diagnóstico. Mais do que isso, são ensinadas a suportarem e a normalizarem aquela dor, e têm exemplos na família de mães ou avós que sempre sofreram de cólicas, mas nunca receberam cuidado adequado. Ainda assim, resistem.
Resistem, a despeito da dor. A despeito de ouvirem que é “ frescura”.
A despeito de todas as dificuldades. Resistem e persistem, e encontram uma força interna para, não só enfrentarem os sintomas, mas principalmente buscarem o diagnóstico adequado. A suspeita e o diagnóstico da endometriose começam pelos sintomas e quadro clínico.
Quando devemos suspeitar? Como proceder diante da suspeita clínica? Como minimizar o atraso do diagnóstico?"
10h20-10h30
Refreshments
10h30-11H20
Capítulo Me, Myself & I: Sexualidade e Autoconhecimento
"A endometriose é uma doença que afeta a relação da mulher com o próprio corpo. Menstruar, que é algo cíclico de toda pessoa com útero, e que deveria ser encarado como fase de renovação e reconexão (física e emocional), muitas vezes é causa de angústia, dor e de distorção da autoimagem.
A pelve, local de origem da potência feminina (origem dos hormônios, dos orgasmos, da fertilidade…) se torna fonte de sofrimento.
Além do impacto físico ocasionado pelos diferentes tipos de dor, pela fadiga, pela enxaqueca, pela insônia, a endometriose promove impactos na percepção do próprio corpo, autoimagem e consequentemente da sexualidade. E, os sintomas decorrentes da doença, principalmente a dor na relação sexual com penetração e pós orgasmo, agravam o relacionamento saudável consigo e com as parcerias."
11h20-11h50
Refreshments
11h50-12h40
Capítulo Fertilidade: A Caixa de Pandora
"Receber o diagnóstico de endometriose pode ser devastador. Mais do que isso, mesmo que você não deseje ser mãe, o questionamento e a demanda surgem: mas e se eu não conseguir engravidar?
Da mitologia grega, Pandora era uma mulher criada por Hefesto para Zeus se vingar da humanidade. Pandora carregava consigo uma caixa que jamais deveria ser aberta, ordem que ela, curiosa, desobedece. Assim, ela libera males desconhecidos pelos seres humanos (mentira, guerra, discórdia). Percebendo o erro, ela a fecha, mas deixa ali dentro a esperança, o que pode indicar que a esperança está ali guardada, sempre à disposição.
Quando a mulher com endometriose se depara com o tema fertilidade, a caixa de pandora é aberta, e a mulher passa a se questionar sobre idade, projetos futuros, relacionamentos, papel social, carreira…. E, para aquelas mulheres que já possuem o diagnóstico de infertilidade, o assunto se torna ainda mais delicado e desafiador.
Mas, sempre podem existir outras alternativas para abordagem da fertilidade na mulher com endometriose. Sempre pode existir um caminho diferente a ser seguido. Uma maneira diferente de pensar. Sempre pode existir acolhimento.
E, fazer escolhas com informação de qualidade e consciência, pode trazer liberdade, autonomia e esperança.”
12h40-12h50
Endometriose: um desafio global
Sabemos que o diagnóstico e acompanhamento das pacientes com endometriose é um desafio global. Quais os principais desafios que vocês enfrentam nos EUA? Qual tem sido a experiência na Mayo Clinic para minimizar o impacto da doença na qualidade de vida destas mulheres? Convidada especial internacional: Radiologista Dra. VanBuren (Mayo Clinic).
12h50-13h
Refreshments
13h-13h50
Capítulo Força: Sexo Frágil pra Quem?
"Encarar o tratamento para a doença muitas vezes não é tarefa fácil. Envolve não só muita disposição, mas resiliência e entrega. Em muitos casos, a paciente precisa de uma equipe multidisciplinar acompanhando-a, e dúvidas sobre qual melhor caminho tomar (por exemplo tratamento clínico e/ou cirúrgico) podem surgir.
Enfrentar o tratamento e especialmente submeter-se à cirurgia é um dos atos de maior vulnerabilidade dentro do processo de cuidado da paciente com endometriose.
E, torna-se, no final, um dos atos de maior coragem e força na jornada destas mulheres."
13h50-14h10
Capítulo Superação: A cura de uma é a cura de todas.
14h10-16h30
Brunch meeting com convidadas, palestrantes e apoiadores do evento
Responsável Técnico: Dr. Tomyo Arazawa | CRM-SP 120.351
Copyright © 2022 EndoTalks. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico